Casal flagra cobra-cipó atacando lagarto durante trilha em Cacoal, RO
Cobra-cipó possui coloração variada, entre tons de marrom e verde, e vive tanto no solo quanto nas árvores.
Um vídeo feito pelo casal Matheus Afonso e Karen mostra uma cena comum na natureza, mas ainda assim surpreendente: entre as folhas, uma cobra se movimenta e, logo em seguida, ataca um lagarto. O registro aconteceu em uma trilha de Cacoal (RO) no último fim de semana.
O casal conta que tem um “sangue doce” para animais: frequentemente vive situações curiosas durante passeios. Ao notar a serpente, ele chegou a se deitar na trilha suspensa para afastar a vegetação e observar melhor o animal. Foi então que viu outra criatura logo ao lado.
“Parecia outra cobra, mas era marrom e muito brilhosa. Nunca vi algo daquela cor. Parecia uma minhoca gigante”, contou.
Em seguida, a cobra atacou o outro animal, e os dois ficaram enroscados até o momento em que o casal deixou o local.
Mas que animais são esses?
O biólogo Flávio Terassini analisou as imagens e explicou ao g1 que se tratava de uma cobra-cipó atacando um lagarto sem patas, espécie comum na região amazônica.
“É muito interessante. A cobra não tem veneno e várias espécies de serpentes, inclusive a observada, se alimentam desse tipo de lagarto. O flagrante foi muito legal, mas quando tocamos nos predadores, eles tendem a sair e abandonar a presa”, explicou.
De acordo com o Instituto Butantan, a cobra-cipó possui coloração variada, entre tons de marrom e verde, e vive tanto no solo quanto nas árvores. Apesar de poder morder quando se sente ameaçada, não representa risco para humanos. Sua alimentação é baseada em rãs e lagartos.
Já o lagarto sem patas é um réptil com corpo alongado e patas tão reduzidas que não auxiliam na locomoção, o que faz a espécie ser facilmente confundida com uma cobra. Segundo o Instituto Socioambiental (ISA), o animal vive sob o solo arenoso e se movimenta ondulando o corpo, usando o focinho afilado para abrir caminho na terra.