Polícia Militar e FUNAI reforçam fiscalização contra crimes ambientais em terras indígenas de Guajará-Mirim
Operação conjunta investiga extração ilegal de madeira e reforça proteção das áreas habitadas por povos originários em Rondônia

Guajará-Mirim – Entre os dias 21 e 25 de julho, a Polícia Militar de Rondônia, por meio de uma guarnição do 6º Batalhão, prestou apoio à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) em uma operação de fiscalização nas terras indígenas Ribeirão e Laje, situadas na zona rural de Guajará-Mirim e Nova Mamoré. A ação teve como foco apurar denúncias de extração ilegal de madeira em áreas protegidas.
Durante os trabalhos, os agentes constataram indícios evidentes de retirada irregular de madeira no interior das áreas indígenas, caracterizando crime ambiental e desrespeito ao direito de usufruto exclusivo das comunidades tradicionais.
Na Terra Indígena Ribeirão, nos fundos da aldeia localizada na Linha 20 da RO-420, foram encontrados uma motosserra da marca Husqvarna e cerca de 11 litros de combustível armazenados de forma precária no meio da vegetação. Os itens foram apreendidos e entregues à FUNAI, que ficará responsável por encaminhá-los aos órgãos ambientais competentes.