Agricultores Familiares recebem benefícios sociais através de mutirão do governo de RO

Há 5 horas
 | Fonte: Fotos: Irene Mendes
Fotos: Irene Mendes

Ação conjunta do governo de Rondônia e parceiros tem facilitado o acesso de  agricultores familiares, jovens e mulheres rurais de Porto Velho às políticas públicas estaduais. A ação desenvolvida pelos extensionistas dos escritórios locais da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), distribuídos na Capital e  seus distritos e no município de Candeias do Jamari, é realizada  na forma de mutirão com técnicos do INSS; Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas); Centro de Referencia de Ação Social do município (CRAS); e uma instituição financeira.

Aproximadamente 100 pessoas foram atendidas na sexta feira (23) durante as atividades realizadas, nas dependências da sede social da Associação dos Empregados da Emater-RO. Os produtores foram beneficiados com serviços relacionados ao governo federal, estado e prefeitura, tais como: cadastro no INSS para acesso a benefícios previdenciários, entre eles pedidos de aposentadoria rural, e benefícios por incapacidade temporária, e outros. O agricultor Artur Duarte Raposo, da comunidade Santa Rita, demonstrou satisfação com a facilidade que teve para renovar o BPC (Beneficio de Prestação Continuada) de sua filha, que é portadora de necessidade especial. “Aqui foi tudo muito rápido, não precisei enfrentar fila nem esperar pelo agendamento do INSS”, afirmou o produtor.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou que a ação integrada fortalece a inclusão social e produtiva no meio rural. “O governo trabalha para levar as políticas públicas até onde as pessoas estão, garantindo dignidade, cidadania e oportunidades para quem vive e produz no campo. Ao unir diferentes instituições em um mesmo espaço, o governo de Rondônia facilita o acesso a direitos, amplia a proteção social e incentiva a geração de renda para agricultores familiares, mulheres e jovens das zonas rurais”, afirmou.

Para atender diretamente as mulheres, a Seas levou uma equipe do programa Mamãe Cheguei, que beneficia mulheres gravidas e mães de recém-nascidos com um kit composto por cerca de 20 itens essenciais, incluindo um berço portátil com mosquiteiro, banheira, fraldas (descartáveis e ecológicas), roupas (conjunto pagãozinho, macacões, meias), toalha, manta, bolsa e produtos de higiene.

Para incentivar a geração de renda na atividade rural, em especial o empreendedorismo por parte de mulheres e jovens rurais uma instituição financeira disponibilizou o acesso ao programa de microcrédito para agricultores familiares, através do Pronaf B, que financia atividades agropecuárias, em valores de até 15 mil reais, com taxas de juro de meio por cento ao ano, e com desconto de até 40% para quem paga as parcelas em dia.

Também foram realizados cadastros nos Programas Prato Fácil e Pão Nosso, coordenados pela Seas. Estes programas atendem pessoas em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar.

O presidente da Emater-RO, Luiz Claudio Pereira Alves, ressaltou que a iniciativa reforça o papel da extensão rural como ponte entre o agricultor familiar e as políticas públicas. “Esse mutirão mostra que, quando o Estado atua de forma integrada, os serviços chegam com mais rapidez e eficiência a quem realmente precisa. Nosso trabalho é orientar, facilitar o acesso e garantir que agricultores familiares, jovens e mulheres rurais tenham seus direitos assegurados e oportunidades para melhorar a qualidade de vida no campo”, destacou.