Professor é denunciado por recrutar alunos para facção criminosa em Sorriso

Ministério Público aponta que educador aliciava estudantes para o tráfico de drogas e usava escola como ponto de atuação
Há 4 horas
 | Fonte: Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Um professor foi denunciado pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) por utilizar sua função em sala de aula para atrair estudantes a uma facção criminosa e incentivá-los a participar do tráfico de drogas. O caso ocorreu em uma escola estadual de Sorriso (a 420 km de Cuiabá).

Segundo as investigações, o professor cadastrava os alunos junto às lideranças da facção como “lojistas”, responsáveis por comercializar entorpecentes. Há ainda indícios de que ele chegou a fornecer drogas dentro da própria unidade escolar.

“Após o cadastro dos adolescentes, o denunciado mantinha ascendência sobre eles, seja valendo-se de sua posição de professor, seja como ‘padrinho’ na facção, evidenciando sua liderança local”, destacou o Ministério Público.

As apurações apontam que o educador exercia papel de liderança, utilizava arma de fogo para facilitar atividades ilegais e recrutava adolescentes para práticas criminosas. Ele também teria autorizado espancamentos entre estudantes, conhecidos como “salves”, como forma de punição a quem contrariava a facção.

De acordo com a denúncia, o professor ainda usava as redes sociais para recrutar jovens, ampliando a influência do grupo dentro do ambiente escolar.

O Ministério Público solicitou a manutenção da prisão preventiva do acusado, alegando que sua liberdade representaria risco à continuidade das práticas criminosas.