Governo de RO realiza transporte de mais de 200 estudantes dos distritos de Porto Velho para participação no Enem
Uma ampla operação logística foi realizada pelo governo de Rondônia, nos dias 9 e 16 de novembro, garantindo que 234 estudantes de regiões rurais e ribeirinhas tivessem acesso aos locais de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. A ação, executada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência Regional de Educação de Porto Velho, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (Semed), utilizou 5 ônibus e 6 embarcações, atendendo alunos dos distritos de Jaci-Paraná, Nova Mutum, Triunfo, União Bandeirantes e de toda a região do Baixo Madeira.
O transporte terrestre garantiu o deslocamento de alunos das regiões rurais de Porto Velho, incluindo 65 estudantes do distrito de Jaci-Paraná; 13 de Nova Mutum; 34 de Triunfo; 21 de União Bandeirantes; e 62 do Baixo Madeira. A operação assegurou que todos pudessem chegar aos locais de prova com segurança e dentro do horário previsto, reforçando o compromisso com o acesso à educação.
Já pelo transporte fluvial, foram atendidos 74 estudantes do Baixo Madeira, distribuídos entre diferentes escolas da região. A ação contemplou 5 alunos da Escola Raimundo Nonato; 20 da Escola Juracy Lima Tavares; 10 da Escola Francisco Desmorest Passos; e 39 da Escola General Osório, demonstrando o esforço logístico para alcançar comunidades ribeirinhas e garantir a participação no exame.
A secretária de Estado da Educação, Albaniza Oliveira, destacou o esforço coletivo. “A logística montada demonstra a força da educação rondoniense quando há união e planejamento. Atender estudantes de áreas ribeirinhas e rurais exige sensibilidade e organização, e ficamos muito satisfeitos em garantir que todos pudessem realizar o Enem com segurança e tranquilidade. Esse esforço conjunto reforça nossa missão de apoiar cada aluno.”
A superintendente de Porto Velho, Izis Cúbia, enfatizou a importância da operação. “A participação dos estudantes no Enem é fundamental para ampliar oportunidades de acesso ao ensino superior e o protagonismo acadêmico. A Superintendência Regional de Educação reforça o compromisso em apoiar as unidades escolares, garantindo orientações, suporte técnico e organização das ações preparatórias. Juntos fortalecemos o percurso educacional e promovemos melhores resultados em toda rede de ensino.”

LOGÍSTICA
Os 39 estudantes da Escola Estadual General Osório, no distrito de Calama, fizeram o Enem na cidade de Humaitá. A Superintendência de Porto Velho organizou o deslocamento em conjunto com a Secretaria Estadual de Educação do Amazonas e a Secretaria Municipal de Humaitá, buscando uma alternativa que facilitasse o acesso dos alunos à prova. A viagem até Humaitá foi feita de barco e durou cerca de 1 hora, o que tornou o trajeto mais viável para a comunidade e ajudou os estudantes a chegarem em melhores condições para participar do exame.
O restante dos estudantes atendidos pela operação realizou o exame na Capital. Assim, a logística montada assegurou que todos os 234 alunos contemplados pudessem participar das provas nos dois dias do Enem.