Aguaceiro: tempo encoberto e chuvas marcam a sexta-feira em Rondônia
Inmet alerta para perigo potencial de chuvas intensas; Censipam prevê máximas de até 32°C
 
    
    A sexta-feira (31) será de tempo instável em todo o estado de Rondônia. De acordo com o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), o céu deve permanecer encoberto na maior parte do estado, com variação para nublado e possibilidade de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para chuvas intensas, com previsão de volumes entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos fortes que podem atingir entre 40 e 60 km/h. O alerta inclui riscos pontuais de alagamentos, quedas de galhos e descargas elétricas.
As temperaturas permanecem elevadas em comparação aos últimos dias. Segundo o Censipam, a capital Porto Velho deve registrar mínima de 23°C e máxima de 32°C; Vilhena terá mínima de 20°C e máxima de 29°C; já em Jaru, os termômetros variam entre 21°C e 32°C.
O Inmet destaca que as regiões Norte e Leste de Rondônia são as mais propensas aos efeitos das chuvas intensas, com atenção especial para municípios como Ariquemes, Porto Velho, Ji-Paraná, Alto Paraíso e Cujubim.
As autoridades recomendam que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar sob árvores ou estacionar veículos próximos a torres e placas de publicidade. Também é indicado desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia durante tempestades.
Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).
 
             
             
             
             
             
             
            