Aneel aprova reajuste da conta de luz e consumidores de Rondônia terão aumento de até 18,49%

Residenciais pagarão 14,64% a mais e setores comercial e industrial terão reajuste de 18,49% a partir de 13 de dezembro.
Há 1 dia
 | Fonte: Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, na manhã desta terça-feira (9), o Reajuste Tarifário Anual da conta de energia. Em Rondônia, o impacto será significativo: consumidores residenciais terão aumento de 14,64%, enquanto comércios e indústrias enfrentarão reajuste de 18,49%. As novas tarifas passam a valer no dia 13 de dezembro.

Segundo a Aneel, o aumento foi influenciado pelos custos de compra, distribuição e transmissão de energia. Também contribuíram para o cálculo os encargos setoriais — valores destinados a financiar políticas públicas do setor elétrico — e ajustes financeiros de revisões anteriores.

Como funciona o reajuste da conta de luz
O valor pago pelo consumidor é atualizado anualmente por meio de dois mecanismos previstos nos contratos de concessão:

Revisão Tarifária Periódica (RTP)

Ocorre a cada quatro ou cinco anos. É um processo mais amplo, que revisa todos os custos operacionais da distribuidora, estabelece metas de qualidade e define o chamado Fator X, que estimula ganhos de produtividade.

Reajuste Tarifário Anual (RTA)
Aplicado nos anos em que não há revisão completa. Ele corrige os custos da distribuidora pela inflação (IPCA ou IGP-M), descontando o Fator X — que repassa aos consumidores parte da eficiência conquistada pela empresa.

Em ambos os casos, os custos de compra e transmissão de energia, bem como impostos e taxas que financiam políticas públicas, são repasados integralmente à conta do consumidor.